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domingo, 28 de abril de 2013

Análise: Shadow Man (PC)


Shadow Man é um jogo desenvolvido pela Acclaim Studios Teesside e publicado pela Acclaim Entertainment. Ele foi projetado por Guy Miller e Simon Phipps e é vagamente baseado na série de quadrinhos Shadowman publicada pela Valiant Comics. O jogo foi lançado em 1999 para Nintendo 64PlayStation 1Dreamcast, e PC. Uma continuação, de nome Shadow Man: 2econd Coming, foi lançada exclusivamente para PlayStation 2 em 2002.

SINOPSE/ENREDO:

Shadow Man gira em torno de um homem de nome Michael LeRoi (Mike), um ex-estudante de Literatura inglesa transformado no Shadow Man, um guerreiro Vodu. Dez anos antes dos eventos que ocorrem no jogo, Mike foi reprovado nas aulas e seus hábitos de apostar esgotaram suas economias, forçando-o a trabalhar como um motorista de táxi em Chicago, tudo isso enquanto mantinha seu fracasso em segredo da sua família em Nova Orleans. Uma noite, durante um desembarque rotineiro, seu passageiro foi morto em um tiroteio, deixando para trás uma maleta com 20,000 dólares. Mike pegou o dinheiro e voltou para casa para gastar com sua família, usando-o entre outras coisas, para pagar a operação de seu irmão caçula Luke. Entretanto, a gangue envolvida no tiroteio o caçou e começou a fazer ameaças para ele e sua família. Em desespero, Mike pediu proteção contra os ataques da gangue a um bokor. A proteção funcionou, mas apenas para ele; a família inteira de Mike foi morta, e ele sobreviveu, porém a beira da morte.
Após se recuperar do coma e ferimentos quase fatais, Mike descobriu que tinha perdido a memória. O bokor o procurou e coletou o pagamento pela proteção: Mike se tornou seu escravo zumbi, agindo com o pseudônimo 'Zero'. Eventualmente, Mama Nettie, uma sacerdotisa vodu poderosa mas moribunda, chegou com vários criminosos para se vingar do bokor pelos ataques que ele ordenou contra diversos membros de sua gangue. Em meio ao caos, Mama Nettie levou Mike a sala dos fundos e usou o restante dos seus poderes para implantar contra a sua vontade a Mask of Shadows (Máscara das Sombras), um poderoso artefato vodu, em seu peito. Após isso, Mike se tornou o Shadow Man (Homem Sombra), o sucessor de uma longa linhagem de guerreiros vodu africanos abençoados pelos deuses com poderes sobrenaturais para proteger tanto suas tribos nativas quanto o mundo inteiro das ameaças que vierem do plano espiritual conhecido como Deadside (zona morta) — o lugar aonde todos vão, sem exceção, quando morrem. Em adição aos seus novos poderes, Mike recuperou sua memória, que começou a atormentá-lo incessantemente. Sem poder simplesmente acabar com seu sofrimento devido a sua recém-adquirida imortalidade, Mike não teve escolha a não ser trabalhar para Mama Nettie. Foi aí que começaram os eventos do jogo.
Uma noite em 1999, depois de passar o fim da tarde com Mike, Mama Nettie teve uma sonho profético em que cinco serial killers conhecidos como 'The Five' (os Cinco), sendo um deles Jack, o estripador, sob o comando de uma entidade imensamente poderosa e maligna conhecida como 'Legion' estão tentando causar o Apocalypse transportando um exercito imortal de terríveis monstros para o mundo dos vivos (Liveside) através de uma enorme construção no Deadside chamada simplesmente de 'Asylum'. Depois de acordar Mike, Mama Nettie conta isso para ele e o instrui a ir imediatamente ao Deadside usando sua ligação emocional com o urso de pelúcia de seu irmão como passagem e lá se encontrar com Jaunty, uma cobra com cabeça de crânio que age como os olhos e ouvidos de Nettie do outro lado. Nesse ponto a aventura começa.

JOGABILIDADE:
A jogabilidade de Shadow Man é ótima, e o jogador que assumir o controle do homem sombra, terá uma infinidade de itens em seu inventário, logicamente depois de ter coletado tais itens durante todo o jogo. Os movimentos do personagem são simples, nada fora do normal.

GRÁFICOS:
Os gráficos de Shadow Man logicamente são um pouco antigos, pois o jogo é da década de 90, mas para aquela época eram os gráficos mais realistas possíveis. O jogo consegue sem uma sombra de dúvidas divertir e aterrorizar bastante ainda hoje, e a carnificina é tão grande, que o jogador até esquece dos gráficos.

IMAGENS:

CONCLUSÃO:

PRÓS:
- Enredo surpreendentemente incrível, com histórias de arrepiar qualquer um.
- Cenários macabros e aterrorizantes, muito bem ambientados e ricos em detalhes.
- Qualidade sonora indiscutível, perfeita.
- Imensa quantidade de coisas a fazer.
- Dificuldade elevada, excelente para quem gosta de games difíceis.

CONTRAS:
- Os gráficos são antigos, mas sendo um jogo da década de 90, podemos perdoar isto não é mesmo?
- Alguns bugs ocorrem ás vezes, como falhas gráficas.

NOTA FINAL:

9.2
EXCELENTE

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